Será que você é capaz de meditar?

A meditação é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum, especialmente nesses últimos anos, com a pandemia da COVID-19. Isso acontece porque meditar é uma forma de controlar a mente, reduzindo a ansiedade e o estresse, além de outros benefícios que comentamos no nosso Instagram! Aqui no Interludium Iguassu, nós oferecemos aulas de ioga e meditação (sob agendamento) para nossos convidados, para que todos possam vivenciar essa prática,  aumentando a chance de se reconectar consigo.

Mas aí vem uma outra pergunta:

Será que você sabe meditar?

“Ah, não! Não tenho paciência pra isso. Comigo não funciona”. 

Se você já disse ou pensou algo semelhante, termine de ler o post para a gente te mostrar que meditação não é nada difícil!

Dicas para começar a meditar

Confira nossas dicas para você começar a praticar a meditação! Foto: Maik Kleinert

Dicas para começar a meditação:

  1. Reserve um horário (nem que sejam só 15 minutos)

Para começar, é necessário criar o hábito dessa prática. Então, escolha um momento do dia que seja calmo. Pode ser 5, 10 ou 15 minutos para começar. Não tem problema. Uma sugestão é tirar esse tempinho logo depois de acordar ou antes de dormir (mas veja como fica melhor na sua agenda diária). O importante é tentar reservar esse tempinho para praticar a meditação todos os dias.

  1. Escolha um lugar silencioso

A meditação precisa da sua concentração. Por isso, o ideal é ter um lugar silencioso em que você se sinta confortável para começar. O silêncio ajuda na concentração e não permite que distrações apareçam. Então, não tente meditar no sofá da sala com a família por perto. Isso só vai te desgastar e te frustrar, já que vai ser meio impossível conseguir se concentrar em um ambiente agitado.

  1. Fique confortável

A meditação envolve um profundo estado de relaxamento e, para relaxarmos, precisamos estar confortáveis. Então esteja em roupas confortáveis e, o mais importante, esteja em uma posição confortável. Não há posição certa para meditar. Só tome cuidado para não ficar com a coluna torta nesse “confortável”, tá bem? Mantenha a postura e relaxe.

Meditar traz benefícios à nossa mente, ajudando a combater o estresse e ansiedade. Foto: Karolina Grabowska

  1.  Atenção na sua respiração

A respiração é um dos passos mais importantes da meditação. Durante toda a prática devemos nos atentar ao ritmo e o fluxo de nossa respiração, pois é quando finalizamos o ciclo da respiração que conseguimos nos tranquilizar, relaxar e absorver muitos benefícios. Respire profunda e lentamente e vá sentindo o ar encher os pulmões. 

  1. Persista!

Assim como todo hábito que queremos criar, quando queremos começar a meditar, no início, é necessário insistir e persistir. Não adianta fazer 5 minutos no primeiro dia e depois ficar vários dias sem meditar. A meditação precisa ser constante e precisa ter uma frequência. Por mais difícil que seja no começo, insista! No futuro você não irá se arrepender e vai agradecer por ter persistido.

Gostou das nossas dicas?