Quando ir a Foz do Iguaçu

 

Essa é uma pergunta bem recorrente: quando ir a Foz do Iguaçu? Como é o clima em “tal” mês ou época do ano? Vamos trazer todas as informações que você precisa para programar a sua viagem da melhor forma possível!

Foz do Iguaçu é um destino que pode ser visitado o ano todo. De uma maneira geral, é uma cidade quente (no verão, as temperaturas beiram os 40º C), com fases mais chuvosas e de seca – o que pode influenciar no cenário das Cataratas do Iguaçu e na usina de Itaipu.

O vertedouro de Itaipu só é aberto quando há “excesso” de água. Ou seja a probabilidade é maior na época de chuvas, que mostramos mais abaixo no post. Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

 

O clima em Foz do Iguaçu tem as quatro estações bem definidas. Mas vamos falar separadamente de cada época para você organizar melhor a sua viagem!

 

Janeiro, fevereiro e março em Foz do Iguaçu

O ar condicionado tá ON! Se você gosta de clima quente, o ideal é vir no início do ano, quando as temperaturas estão lá em cima e com pouca chuva. O que costuma acontecer são as pancadas de verão.

É nessa época que você vai encontrar as Cataratas do Iguaçu em seu esplendor! Claro que essa quantidade de água é ideal para um passeio em dia quente, né?!

Esse é o cenário predominante das Cataratas do Iguaçu no início do ano. Foto: Rafael Guimarães

 

Abril em Foz do Iguaçu

Depois da temporada de chuvas, abril chega com um período de estiagem em Foz do Iguaçu. As temperaturas também começam a ficas mais amenas, especialmente pela manhã e nos fins de tarde. Não que faça frio, mas vale colocar uma jaqueta na mala para usar sobre regatas.

No início de abril deste ano, o Rio Iguaçu registrou a menor vazão de água do ano. Foto: Cassiano Rolim / RPC

 

Maio, Junho, Julho e Agosto em Foz do Iguaçu

Agora, sim, estamos começando a falar em roupas de frio! Enquanto nos meses de verão, as temperaturas chegam na casa dos 40º C, no outono/inverno, elas despencam para mínimas de 6º C. As chuvas também voltam a aparecer, dessa vez mais quietas e finininhas.

Nessa época, vale levar uma muda extra de roupas ao ir às Cataratas, que já estarão com uma vazão praticamente normalizada – 1,5 milhão de litro por segundo.

Vale lembrar, porém, de um fato que aconteceu fora de época! Em junho de 2014, as Cataratas do Iguaçu chegaram a um nível recorde de vazão. O volume de água chegou a 46,3 milhões de litros por segundo, pouco mais de 30 vezes acima da média normal.

Vazão histórica das Cataratas do Iguaçu em junho de 2014. Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

 

Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro em Foz do Iguaçu

Chegamos a época mais chuvosa do ano! Historicamente, outubro é o mês com o maior índice pluviométrico, chegando a 220mm. É por essas e outras que aumentam as chances de abertura do vertedouro de Itaipu que, por sinal, tem vazão maior que a das Cataratas do Iguaçu – em cada calha!

As temperaturas são extremamente agradáveis, ficando na média dos 20º C.

Em dezembro, porém, o calor volta a aumentar, chegando à média de 31º C.

Apesar de ser uma cena incrível, é muito raro Itaipu abrir as três calhas. Precisa ter muuuuita água para isso. Geralmente, a vazão excedente pode ser extravasada em apenas uma delas. Esse registro é de 2018. Foto: Nilton Rolin / Itaipu Binacional

 

Bem da verdade, não importa a época: vir a Foz do Iguaçu é sempre uma boa pedida!

 

 

Não quer perder as nossas novidades?

Siga o Interludium no Instagram e Facebook!