Os benefícios da bike para a sua saúde

 

Quem aí não gosta de andar de bicicleta?! Pedalar, seja a passeio ou como meio de transporte, é uma atividade que quase todo mundo traz desde a infância até a vida adulta.

Não é pra menos: além de ser uma prática sustentável, andar de bike é muito prazeroso. Pode ser feito individual ou em grupo. Na cidade ou no campo. A magrela é democrática e dá certo em qualquer ocasião!

Pra ficar ainda melhor, pedalar traz uma série de benefícios para a saúde. Quer ver? Confira:

1. Emagrece

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo. Ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra.

2. Melhora o tônus muscular

Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos. Por isso, pedalar regularmente vai fazer com que você ganhe força muscular e tônus, sobretudo na parte inferior do seu corpo. Empurrar os pedais envolve seus quadríceps, os músculos das coxas, e os glúteos. Os braços e ombros também são usados, principalmente ao segurar o guidão dos dois lados para subir morros íngremes. 

3. Proporciona bem-estar

Pedalar faz com que o seu organismo libere endorfinas e serotoninas, hormônios que causam sensação de prazer. Por isso, além de fazer bem para o corpo, andar de bike ajuda a combater a depressão, ansiedade e o estresse.

4. Aumenta o fôlego

Quando pedala, você precisa de mais oxigênio e acaba exercitando mais a respiração. Com o tempo, começa a ganhar fôlego para aguentar não só as longas subidas, mas pedalar por longas distâncias. O ganho de resistência física vai além dos momentos de pedalada e será útil para todas as atividades do seu dia-a-dia.

5. Não prejudica as articulações

Diferentemente de outras atividades, como a corrida, no ciclismo, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno.

Então se você tem alguma restrição física para atividades como correr, jogar tênis ou futebol, já sabe que a solução é investir na bicicleta. 

6. Reduz o colesterol

O ciclismo, como você já sabe, acelera o metabolismo. Isso faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam rapidamente queimadas pelo seu organismo. 

7. Ajuda a prevenir e controlar o diabetes

Uma pessoa diabética pode e deve praticar exercícios físicos e pedalar é um dos melhores para este grupo de pessoas. Andar de bike regularmente ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de reduzir o risco de complicações cardiovasculares.

Quem não é diabético mas quer prevenir a doença também deve incluir essa atividade na rotina!

8. Controla a pressão arterial

Pedalar também trabalha as veias e artérias. O processo de contração e relaxamento delas fica mais rápido durante a atividade, o que ajuda a baixar a pressão arterial. O seu coração agradece!

9. Melhora a coordenação motora

Andar de bicicleta é divertido e ainda contribui para melhorar a sua coordenação motora. Como a atividade envolve todo o corpo (braços, pernas, mãos), ainda faz com que você fique com reflexos mais rápidos.

 

Onde andar de bicicleta em Foz do Iguaçu

Você já imaginou como seria chegar às Cataratas de bike? Sentir todo aquele contato com o Parque Nacional do Iguaçu, aquele cheirinho gostoso de natureza.

Esse é um dos lugares que você pode ir de bike aqui em Foz do Iguaçu! Aqui no Interludium Iguassu, temos o serviço de aluguel de bicicletas, em parceria com a turma do Iguassu Bike Tour.

 


Ou seja: você sai aqui do hotel com uma equipe especializada, equipamentos de proteção e uma bike show de bola para explorar a região, como:

  • Dreams Park Show
  • Parque das Aves
  • Cataratas do Iguaçu


Até o Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu (e Parque das Aves), são 12 quilômetros. Basta comprar o ingresso (somente online) e seguir pedalando até chegar às Cataratas do Iguaçu!

Foto: Iguassu Bike Tour

 

Não quer perder as nossas novidades?

Siga o Interludium no Instagram e Facebook!