Duty Free ou compras no Paraguai?

 

Além das Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu é um destino perfeito para quem vem às compras! A fronteira com o Paraguai liga a terra das Cataratas a Ciudad del Este, a segunda maior cidade do país vizinho e uma das maiores e mais movimentadas zonas francas do mundo!

Centro comercial de Ciudad del Este, no Paraguai. Foto: Gaia

 

Fazer compras em CDE (como nós gostamos de encurtar o nome da vizinha) é uma verdadeira aventura e exige alguns cuidados extras e atenção, como ir às lojas certas e de confiança para não acabar entrando numa fria. Inclusive, já viu o nosso pacote com transporte de ida e volta ao comércio paraguaio?

Por um outro lado, em compensação, Foz do Iguaçu caminha para ser a Miami brasileira, com suas free shops em solo nacional. Essas duty free são lojas com grandes variedades de produtos internacionais com isenção de impostos.

Então, o que compensa mais?

Já chegamos a essa resposta!

 

Duty Free em Foz do Iguaçu

Geralmente, as Duty Free são encontradas em aeroportos, nas áreas de embarque. Mas, em Foz do Iguaçu, as lojas ficam no centro da cidade e em um dos shoppings. E, claro, não podemos esquecer o Duty Free de Puerto Iguazú, localizado antes mesmo da Aduana da Argentina. Você atravessa a ponte, mas não precisa fazer o trâmite de migração.

Mas, voltando a Foz do Iguaçu, você encontra as free shops nos seguintes endereços:

Duty Free Liberty – Localizada no Cataratas JL Shopping, na região central, essa Free Shop foi o primeiro Duty Free no Brasil dentro de um shopping center! São mais de 100 marcas diferentes e mais de 200 produtos, como perfumes, bebidas, eletrônicos, roupas, acessórios e brinquedos. 

Endereço: Av. Costa e Silva, 185 – Parque Presidente I (Cataratas JL Shopping)
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 10h às 22h; domingo e segunda, as 14h às 22h. 

O Liberty Duty Free fica na região central da cidade, dentro do Cataratas JL Shopping. Foto: ParaguaiPink

 

Cellshop Duty Free – O Cellshop é um shopping de peso de Ciudad del Este que resolveu investir no lado brasileiro da fronteira. Como resultado, inauguraram a maior free shop do Brasil, com mais de 2.400m². O Cellshop Duty Free está localizado dentro do Shopping Catuaí Palladium e conta com 14 departamentos, como eletrônicos, perfumes, bebidas, produtos de beleza e muito mais.

Endereço: Avenida das Cataratas, nº 3570, Vila Yolanda
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 11h às 22h; Aos domingos, das 11h às 20h

CellShop (que você também encontra em CDE) presente em Foz do Iguaçu! Foto: Marcos Labanca/H2Foz

 

Duty Free Wines – A primeira free shop de vinhos do Brasil.


Endereço:
Rua Martins Pena, 470, Jardim Renato Festugato (região central, próximo ao Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu).
Horário de funcionamento: todos os dias, das 09h às 21h

Um Duty Free especial aos amantes de vinho! Foto: Divulgação/Mauá Free Shop
 

NOVO DUTY FREE A CAMINHO?

Sim, teremos!

 

Segundo publicação da Receita Federal, mais uma free shop foi autorizada em Foz do Iguaçu!

Art. 1º Fica habilitado o estabelecimento da empresa CENTILLION LTDA, inscrito no CNPJ sob o nº 39.614.753/0001-22, localizado na Av. das Cataratas, nº 3.570, loja 2030, Porto Meira, Foz do Iguaçu/PR, para operar o regime aduaneiro especial de loja franca em fronteira terrestre no município de Foz do Iguaçu-PR.

Pelas coordenadas, a nova free shop será no Catuaí Palladium, na rodovia das Cataratas e próximo a fronteira com a Argentina.

Confira mais informações:

No local, posicionado em frente a uma das escadas rolantes, deve funcionar a Paris Duty Free, conforme material distribuído pela assessoria do centro comercial.

“Além das diversas marcas nacionais e internacionais, em breve, o Shopping Catuaí Palladium irá inaugurar seu segundo Free Shop, a Paris Duty Free, consolidando-se como o Shopping dos Maiores Free Shops Terrestres do Brasil”, informou a assessoria do shopping, em material enviado à imprensa no lançamento da campanha de Dia das Mães.

Loja em obras no piso L2, conforme imagem no site do Shopping Catuaí Palladium.

No site do Catuaí Palladium, na seção dedicada às futuras inaugurações, consta a descrição de que a Paris Duty Free vai atuar na venda de “produtos orientais e europeus”. O espaço locado tem 1,2 mil metros quadrados e corresponde a uma das lojas âncoras do piso L2.

Fonte: H2Foz

 

Onde fazer compras?

Essa é a pergunta que não quer calar! Mas, na verdade, as duas opções trazem prós e contras para os compradores!

Prós Ciudad del Este

  • Maior número de variedade de produtos
  • Provável variação maior de câmbio (muda de acordo com a loja);
  • É fácil encontrar transportes disponíveis, tanto de operadoras, quanto transporte público. Por questões de segurança, indicamos que agende o seu transporte no balcão da Loumar Turismo, localizado na recepção do Interludium Iguassu

Contras Ciudad del Este

  • As lojas costumam fechar cedo, com exceção de alguns shoppings grandes, como o China;
  • É preciso atenção (muita atenção) ao caminhar pelas ruas de Ciudad del Este, porque pedestres, carros, motos e vencedores ambulantes dividem o mesmo espaço
  • Há muitas tentações e ofertas que parecem ser inacreditáveis! Porém, se não for uma loja de confiança, é possível que seja uma enganação mesmo.
  • Se for parcelar no cartão de crédito, há taxa de IOF (além disso, certifique-se de que o cartão seja internacional e esteja liberado para uso)

Prós Duty Free em Foz do Iguaçu

  • Comodismo! Está no centro, em dois shoppings super tranquilos e estruturados.
  • Parcelamento sem IOF
  • É possível pagar no débito

Contras Duty Free em Foz do Iguaçu

  • Menos opções de produtos
  • Menor variação de câmbio (vale sempre pesquisar antes de tomar a decisão!)
  • Não é uma aventura como é no Paraguai

 

Cotas das compras

Por mais que não tenham impostos, existe uma cota máxima liberada para as compras.

São U$500 para os produtos adquiridos em Duty Free e outros U$500 para compras internacionais (Paraguai ou Argentina).

Ou seja: são U$1.000,00 permitidos por CPF – a cada 30 dias!

Demais, né?

 

Não quer perder as nossas novidades?

Siga o Interludium no Instagram e Facebook!