Viajar faz bem para a saúda mental


Você já parou para pensar na relação entre viagem e saúde mental? Sim, viajar é importante. Não apenas para descobrirmos o mundo, novas culturas e novas pessoas, mas também por causa dos seus efeitos positivos para a nossa mente. Ainda mais se for num refúgio tranquilo e cercado por natureza, né!

Depois desse post, não vão faltar razões para você viajar! Foto: Alexandr Podvalny


Já falamos um pouco sobre esse tema no nosso Instagram, mas vamos aprofundar um pouco mais essa conversa!


Veja como viajar pode beneficiar a nossa saúde mental:

1. Reduz o risco de depressão 

Viajar leva à produção de hormônios relacionados à felicidade. Além disso, permite explorar novas experiências que rendem lembranças positivas. 

Dependendo do destino, também pode ser uma oportunidade de ter dias incríveis com mais tempo de exposição ao sol, como passeios em trilhas. 

Estudos recentes apontam que tomar sol é muito importante para uma sequência de processos benéficos em nosso organismo capazes de evitar doenças e proporcionar uma melhora na saúde mental. 

Aliás, a luz natural aumenta a produção de serotonina (mais conhecida como hormônio do bem-estar) no corpo humano, que ajuda a regular o sono, o humor e até o apetite. Ela contribui para nos mantermos calmos, satisfeitos e focados, já que também é um dos principais neurotransmissores relacionados ao nosso bom humor.

Boas atividades ao lado de família e amigos fica ainda melhor! Foto: Belle Co


2. Alivia o estresse

Durante uma viagem, você não precisa se preocupar mais com nada, como acordar às 6h para tomar café, levar os filhos à escola e ir ao trabalho.

Em vez de sentir toda a pressão das atividades de um dia cansativo, como congestionamentos, barulho e poluição, você pode, simplesmente, relaxar em um lugar tranquilo.


3. Aumenta a criatividade

Ao voltar à vida normal, é provável que a sua criatividade aumente. Isso ocorre porque, durante uma viagem, o cérebro fica mais ativo, já que ele está sempre formando novas conexões para compreender e guardar as novidades. 

Essa é uma forma de proporcionar insights no trabalho, mesmo que você nem esteja pensando nele.

Como não se inspirar depois de dias assim? Foto: Los Muertos Crew


4. Novas experiências

Uma viagem é repleta de situações incríveis, envolvendo novas pessoas, comidas e lugares. Ou seja: você está sempre estimulando um dos seus sentidos de forma nova (se não mais!). 

Isso permite, não apenas que você coloque sua vida em perspectiva, como também ajuda a conhecer experiências e práticas que pode aplicar no seu dia a dia.

E aí, já fez as malas?